Escadas do Quebra-Costas em Coimbra recebem prova de resistência para bombeiros

Posted by
Spread the love

As escadas históricas do Quebra-Costas, em Coimbra, vão receber e dão nome à primeira prova de resistência internacional que a Companhia de Bombeiros Sapadores vai promover no dia 16 de março.

“O objetivo é subir, no menor tempo possível, o percurso de 500 metros que vai do Arco da Almedina [na Baixa] à Universidade, com equipamento de proteção individual (EPI) urbano completo”, informou hoje a Câmara Municipal de Coimbra.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia, que tutela o corpo de bombeiros profissionais da cidade, adiantou que a prova, designada Elite Quebra Costas Internacional, “é dirigida a bombeiros profissionais, voluntários, mistos e privativos”, devendo a inscrição, que é gratuita, ser efetuada até 01 de março.

“Depois do sucesso da primeira grande prova nacional Bombeiro de Elite”, no mesmo trajeto íngreme que liga a Baixa à Alta de Coimbra, realizada em 2023, os Sapadores de Coimbra decidiram organizar “a primeira prova de resistência de caráter internacional”.

A concentração dos concorrentes está marcada para as 08:00, na praça do Comércio, devendo as provas começar às 09:00.

“Os participantes vão percorrer, em contrarrelógio, uma distância de 500 metros, com um desnível positivo de 113 metros e um declive médio de sensivelmente 14,1%, equipados com casaco e calças de combate a incêndios urbanos, botas de incêndio urbano e industrial, cogula (devidamente colocada e mantida até ao final da prova), luvas, capacete, máscara e aparelho respiratório”, explicou a organização.

Só poderão participar os bombeiros que se responsabilizem “pela sua robustez física”. É considerada fraude “a participação individual de quem não comprove ser bombeiro”.

O percurso inclui as Escadas do Quebra-Costas, entre a rua Ferreira Borges e o largo da Sé Velha, a que acresce a continuação da subida até Universidade de Coimbra (UC).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.