Concurso para o primeiro troço da alta velocidade lançado hoje com a presença de António Costa

Posted by
Spread the love

O concurso para a construção do primeiro troço da linha ferroviária de alta velocidade Porto-Lisboa é lançado hoje, numa cerimónia que contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

Na terça-feira, António Costa salientou que a abertura deste concurso público ainda esta semana permitiria a Portugal ter acesso aos 729 milhões de euros que estão reservados em Bruxelas exclusivamente para esta obra.

Esta semana, a Assembleia da República aprovou uma recomendação do PS ao Governo para que lançasse o concurso para o primeiro troço da linha de alta velocidade Porto-Lisboa até final de janeiro, apenas com a abstenção do Chega.

António Costa assinalou o “dia histórico” da aprovação pelos partidos do lançamento da alta velocidade ferroviária e saudou a “maturidade democrática” do processo parlamentar.

Apresentado publicamente, pela primeira vez, em setembro de 2022 na estação de Campanhã, no Porto, pelo primeiro-ministro e pelo então ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, o projeto promete ligar Porto e Lisboa em 01H15.

O projeto está dividido em três fases: troço Porto – Soure (distrito de Coimbra), Soure – Carregado (concelho de Alenquer, distrito de Lisboa) e Carregado – Lisboa.

A primeira fase foi ainda subdividida em dois lotes, o primeiro dos quais correspondendo a Porto – Oiã, no distrito de Aveiro, num traçado de cerca de 70 quilómetros numa linha preparada para os 300 km/hora.

No total, estima-se que o projeto Porto – Lisboa tenha um custo de 4,5 mil milhões de euros.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.