Coimbra: Centro de Saúde Fernão de Magalhães abre até final de março

Spread the love

DB/Foto de Pedro Ramos

Manuel Pizarro garantiu que o novo Centro de Saúde (CS) Fernão de Magalhães entrará em funcionamento, “sem nenhuma dúvida, no primeiro trimestre deste ano”.
Ontem, durante uma visita ao edifício construído no antigo parque de estacionamento da Segurança Social, o ministro da Saúde adiantou que o centro “está pronto, em termos físicos”, faltando resolver uma questão relacionada com as instalações elétricas necessárias para fazer os testes de equipamentos médicos ou de climatização antes da abertura ao público”.
“O equipamento está adquirido. Portanto, é só instalá-lo”, disse. “Acho que não é excesso de otimismo acreditarmos que o novo centro de saúde poderá abrir ainda em fevereiro deste ano”, admitiu.
O novo CS da Fernão de Magalhães vai ter duas Unidades de Saúde Familiar (USF): a USF Coimbra Centro e a nova USF Tricana (que vai resultar da UCSP que existe atualmente, absorvendo mais utentes sem médico de família).
De acordo com Almerinda Rodrigues, presidente do conselho clínico do ACES Baixo Mondego, o centro de saúde terá ainda uma Unidade de Cuidados na Comunidade, saúde oral e “alguma reabilitação”, servindo cerca 18 mil utentes.
“Depois temos uma outra USF, que também pertence a este centro de saúde, mas que está nos polos de Ardazubre e São Silvestre, abrangendo cerca de seis mil utentes”, frisou a responsável.
No final da visita, Manuel Pizarro adiantou que a construção do centro de saúde demorou mais do que o previsto devido a “algumas dificuldades criadas pelas regras da contratação pública”.

Ler notícia completa na edição impressa e digital de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.