Sapadores de Coimbra mantêm tradição e inauguraram presépio de Natal

Spread the love

DB/Foto de Ana Catarina Ferreira

Até 6 de janeiro de 2024, o tradicional presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra (BSC) está patente na Casa Municipal de Proteção Civil.
Inaugurado ontem, é composto por 150 peças de barro pintado (50 das quais representam animais), ocupando uma área de cerca de 60 metros quadrados.
A tradição tem já 90 anos e resulta do trabalho e dedicação dos operacionais da corporação, que levaram cerca de um mês e meio a executar a representação plástica do nascimento de Jesus, que pode agora ser visitada diariamente, das 10H00 às 20H00.
Trata-se de um “presépio representativo da sociedade portuguesa de antigamente”, explicou ontem Paulo Palrilha, aquando da inauguração.
Este ano, o presépio mecanizado apresenta como fator diferenciador uma exposição sobre a história da companhia de BSC e ainda “um estábulo com dois póneis para alegrar as crianças”, destacou o comandante da corporação.
“O presépio mantém-se, porque é pré-montado de ano para ano. Mantém mais ou menos a estrutura e tem poucas alterações”, esclareceu.
Tal como em anos anteriores, ao longo do período de exposição do presépio e sempre que não exista atividade operacional, os Sapadores disponibilizam o quartel para visitas guiadas aos mais novos.

Ler notícia completa na edição impressa e digital de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.