O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, esteve recentemente no quartel dos Bombeiros Sapadores de Coimbra. A deslocação do prelado à corporação teve como objetivo visitar o presépio construído na Casa Municipal da Proteção Civil e deixar uma mensagem de Natal aos elementos desta corporação “extensivos a todos os bombeiros do distrito e país”.
Na gravação, publicada em vídeo, o Bispo reconheceu que tinha perante ele homens e mulheres privilegiados “na ação humanitária, na ação junto das pessoas em situação de necessidade”. Um trabalho que merece ser realçado e que ganha outra relevância quando, para além do trabalho de “acolher e acorrer ao seu próximo”, há o “hábito de ano após ano edificar, construir, a representação do Natal de Belém: o vosso presépio”.
Segundo D. Virgílio Antunes, trata-se de “uma edificação simples mas atrativa” e que permite “contemplar o grande mistério que nos transporta àquilo que de melhor há na nossa vida: à fé, a Deus, aos outros, ao amor ao próximo, à caridade, ao desejo de nos ajudarmos mutuamente, de nos auxiliarmos, de sermos solidários uns com os outros”.
Notícia completa na edição impressa