Opinião: A preparação para o novo ano

Posted by
Spread the love

À medida que o Ano Novo se aproxima no Japão, um ar de expectativa e alegria instala-se, permeando todas as esferas da vida. Este período é marcado por tradições e rituais que refletem a rica herança cultural do país.

Um dos elementos mais visíveis da celebração é o “Oosouji”, ou a grande limpeza. Nesta semana que antecede o Ano Novo, famílias e empresas empenham-se em limpezas profundas, simbolizando a expulsão de impurezas e a preparação para um recomeço auspicioso. As casas brilham, reforçando a ideia de iniciar o ano num ambiente limpo e ordenado.
Enquanto as ruas se acalmam e as lojas fecham, as famílias nipónicas reúnem-se para saborear o “Osechi-ryori”, uma seleção de pratos tradicionais cuidadosamente preparados e apresentados em caixas lacadas. Cada item do Osechi tem um significado especial e deve ser ingerido na ordem correta, prometendo saúde, prosperidade e felicidade. O “Toshikoshi soba”, ou esparguete/ macarrão de passagem de ano, é consumido na véspera, simbolizando a passagem para um novo ano e a esperança de uma vida longa.

À meia-noite, os sons dos sinos dos templos ressoam pelo país. O “Joya no Kane” consiste em 108 badaladas, uma para cada pecado na crença budista, purificando as almas para o ano que se inicia. Muitos visitam santuários e templos numa prática conhecida como “Hatsumode”, oferecendo orações, agradecendo pelo ano que passou e desejando sorte e prosperidade para o ano que chega.

As crianças são agraciadas com “otoshidama”, pequenos envelopes com dinheiro, simbolizando a passagem de boa sorte e fortuna. As ruas adornam-se com decorações de Ano Novo, como o “Kadomatsu” e o “Shimekazari”, convidando espíritos auspiciosos e boa sorte para as casas.

Este período é um misto de reflexão e celebração, um tempo para apreciar os laços familiares, respeitar as tradições e olhar com esperança para o futuro. O Ano Novo no Japão não é apenas uma mudança de calendário, mas um renascimento espiritual e cultural.

Bom ano a todos, meus caros leitores. Muita saúde e paz!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.