Cantanhede investe na central de captação de água em Olhos da Fervença

Posted by
Spread the love

FOTO CM CANTANHEDE

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Económico Social de Cantanhede (Inova-EM) vai reforçar a capacidade de captação, armazenamento e tratamento de água na central dos Olhos da Fervença, num investimento de mais de 370 mil euros.

O projeto já foi aprovado pela Câmara Municipal de Cantanhede, no distrito de Coimbra, e a obra deverá ser iniciada, de acordo com as previsões, no próximo ano, disse à agência Lusa, o presidente da Inova, Idalécio Oliveira.

Situada em Olhos da Fervença, esta é a única central que a empresa tem, sendo, assim, neste local que é captada toda a água que a Inova distribui.

A central de captação é constituída por três componentes – captação da água com furos de captação, área de armazenamento/tratamento e central elevatória para os sistemas de distribuição da água no concelho.

Numa primeira fase, a empresa municipal duplicou os reservatórios e duplicou a central de elevação de água.

“Vamos agora atuar na captação e otimizar os outros sistemas nomeadamente os sistemas de armazenamento, dando-lhe mais capacidade para responder melhor às solicitações que temos depois da parte da elevação”, apontou.

No âmbito desta empreitada serão substituídos equipamentos hidráulicos e elétricos, especialmente os equipamentos instalados nos poços de captação.

O investimento inclui também a primeira fase dos arranjos paisagísticos no perímetro da captação, com melhoria das acessibilidades para as pessoas que visitam as instalações e os olhos de água, bem como todas as obras necessárias à implementação de uma segunda fase na qual se procederá ao tratamento paisagístico da envolvente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.