SMTUC compram quatro autocarros usados por 630 mil euros

Spread the love

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) compraram quatro autocarros usados por 630 mil euros à Guimabus, após ter lançado concurso público para o efeito.

Segundo o contrato publicado na segunda-feira no portal Base (dedicado à contratação pública), a Guimabus foi a única entidade que apresentou proposta ao concurso público lançado em agosto pelos SMTUC para a compra de quatro autocarros usados.

De acordo com o caderno de encargos que a agência Lusa consultou, o concurso tinha como objetivo a compra de quatro autocarros usados para transporte urbano de passageiros, do tipo ‘standard’, e “prontos a circular”.

As viaturas deveriam ter data de primeira matrícula há menos de dois anos e percorrido menos de 125 mil quilómetros por autocarro, ou no conjunto dos quatro, a quilometragem não ser superior a 470 mil quilómetros percorridos.

Segundo o caderno de encargos elaborado pelos SMTUC, as quatro viaturas deveriam ser também da mesma tipologia, marca e modelo e ser equivalentes às existentes na frota dos SMTUC.

A Guimabus integra o grupo privado Vale do Ave Transportes e venceu a concessão do serviço de transporte coletivo de passageiros de Guimarães, tendo já celebrado outros contratos com os SMTUC no passado.

Em março, os SMTUC investiram cerca de 150 mil euros no aluguer de seis autocarros seminovos àquela empresa, por um período de cinco meses, num concurso onde a Guimabus foi também a única concorrente.

Já em maio, aquando dos concertos dos Coldplay, a Guimabus venceu um concurso de aluguer de autocarros por um prazo de quatro dias por 54 mil euros, num anúncio publicado no portal Base, mas sem qualquer documento ou contrato associado.

Recorde-se que em fevereiro, a Câmara de Coimbra apresentou um plano de renovação da frota dos SMTUC até 2030, em que está previsto um investimento total de 40 milhões de euros.

Em janeiro, a Câmara Municipal de Coimbra tinha divulgado uma análise técnica onde indicou que os SMTUC têm mais de um quarto dos autocarros da sua frota com 20 ou mais anos de idade.

Segundo a lista técnica, registam-se 47 autocarros com 20 ou mais anos de idade, o que representa cerca de 26% do total da frota.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.