Trilho dos Gaios pretende valorizar património natural e cultural de Tábua

Posted by
Spread the love

D.R.

O Trilho dos Gaios – Um Percurso com História, que abre hoje ao público, vai valorizar o património natural e cultural da vila de Tábua, no distrito de Coimbra, constituindo-se como mais uma “oferta turística” no concelho.

O projeto de beneficiação do trilho integrou a requalificação e marcação de um percurso pedestre e ciclável, com uma extensão de 17,3 quilómetros, entre a vila de Tábua e Vila Nova de Oliveirinha, ao longo das margens do rio Cavalos.

A ideia passa por “valorizar não só o património natural do concelho, como criar mais um percurso”, já que, além deste trilho, há ainda mais duas rotas, denominadas PR1 TBU e PR3 TBU, disse hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

O Trilho dos Gaios passa por vários pontos de interesse, como, por exemplo, a Igreja Matriz de Tábua, a Capela do Senhor dos Milagres, a Capela dos Seixos Alvos, o Passadiços Vale de Gaios ou o rio que ‘desaparece’.

Além do património natural, dos cheiros e da paisagem, o visitante pode desfrutar do património cultural, visto que o percurso inclui a Ponte Romana de Sumes ou a bica das águas sulfurosas.

Outro dos pontos de interesse é o miradouro Pedra do Rei, a Igreja Paroquial de Vila Nova de Oliveirinha e a Capela de São João.

“Tábua ganha mais uma oferta turística de excelência para que efetivamente o turista, quando vier a Tábua possa usufruir” dessa oferta, sustentou o autarca.

Segundo a Câmara Municipal, a intervenção contou com cerca de 145 mil euros de investimento, financiada pelo programa Centro 2020.

Ricardo Cruz adiantou que a intenção é, a partir de agora, criar iniciativas para potenciar este produto turístico.

A inauguração do Trilho dos Gaios – Um Percurso com História decorre hoje, às 18:00, na aldeia de Vale de Gaios, em Tábua.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.