Concerto da Páscoa no Convento São Francisco em Coimbra na sexta-feira

Posted by
Spread the love

O Coro Sinfónico Inês de Castro, a Orquestra Clássica de Espinho e o Orfeon Académico de Coimbra juntam-se, na sexta-feira, no Convento de São Francisco, para um concerto de Páscoa, integrado na 11ª edição do Ciclo de Requiem.

Intitulado “Esperançar, tributo a novos tempos” o ciclo é uma iniciativa da Associação Ecos do Passado, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. O projeto decorre até outubro “e dá a ouvir obras de renomados compositores em diversos pontos do país”, assinalou o município, em comunicado enviado à Lusa.

O concerto de sexta-feira inclui a apresentação da obra Requiem, Op. 48, de Gabriel Fauré, em que, “sob a direção de Rita Castro Blanco, as vozes de Sónia Grané (soprano) e de Tiago Matos (barítono), coro e orquestra se misturam numa performance que concentra uma leitura pacífica da eternidade”.

Na primeira parte do concerto será apresentada a “expressiva” Sinfonia N.º 49 de Joseph Haydn, popularmente conhecida como La Passione (A Paixão).

A programação da 11ª edição do Ciclo de Requiem inclui seis concertos em quatro cidades (Coimbra, Espinho, Vila Franca de Xira e Fátima), com interpretação de obras de compositores nacionais e internacionais como Estêvão de Brito, Haydn, Mozart e Fauré, envolvendo três grupos vocais (Coro Sinfónico Inês de Castro, Grupo Vocal Olisipo e Orfeon Académico de Coimbra), dez solistas, três orquestras e três direções artísticas (Armando Possante, Artur Pinho Maria e a maestrina Rita Castro Blanco).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.