Mealhada: Festival literário dá a conhecer livros e poesia

Posted by
Spread the love

DR

Até domingo, 2 de abril, a Câmara Municipal de Mealhada e a Rede de Bibliotecas de Mealhada promovem o FLIM – Festival Literário da Mealhada, um evento que pretende estabelecer proximidade com os livros, os escritores, os leitores, os artistas, os músicos e com todos os que se interessam pela leitura e pelas artes da palavra
A iniciativa, que decorre numa tenda junto à Biblioteca Municipal da Mealhada, inclui uma feira do livro onde permanentemente se vão juntando, a cada dia, múltiplas iniciativas. Desde a declamação de poesia nas ruas, às oficinas, das leituras e concertos de música para bebés e para crianças do primeiro ciclo, às sessões de contos ao Poetry Slam Aveiro, um projeto que procura incentivar à criação de poesia e apresentação pública ao estilo de stand-up.
O primeiro dia do evento iniciou com a atividade “Dar Poesia à Mealhada” que contou com a presença do Jardim de Infância da Mealhada, seguido da sessão de abertura. Foi também inaugurada a exposição “Cada coisa em seu lugar” e pelas 15H00, decorreu a oficina “Somos Poesia” lecionada por Sheila Rocha. O dia encerrou com uma leitura comunitária de 23 poemas de Eugénio de Andrade.

Programa estende-se até domingo

Para hoje estão apenas previstas duas atividades: a oficina “Cartas Doce Espinho”, às 15H00. Pelas 17H00 acontece uma viagem literária à Mata Nacional do Buçaco.
Amanhã as iniciativas começam de manhã no Cineteatro Messias com o concerto de poesia para crianças “Andante (des)concertante” apresentado pela Andante Associação Cultural, pelas 11H00. Da parte da tarde a poesia ficará em destaque com inúmeras atividades ligadas a esta temática.
Durante toda a semana, o FLIM – Festival Literário da Mealhada, oferece diversas oficinas, horas do conto, dança, poesia falada, lida, cantada e sonora, uma Poetry Slam proveniente de Aveiro, “Stand-Up poetry”, roteiros literários, mesas redondas e no Agrupamento de Escolas de Mealhada acontecem “Piqueniques literários” onde os visitantes são convidados a “ficar 10 minutos a ler”.
No penúltimo dia, pelas 17H30, acontece a entrega do prémio Literário Dr. António Augusto da Costa Simões.
O festival termina no domingo, 2 de abril, com o espetáculo de poesia e canções de José Fanha e Daniel Completo e com a apresentação do livro “Bussaco: mata mágica”, de Virgínia Pereira.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.