Coimbra: Bombeiros Sapadores pedem legislação que enquadre a profissão

Posted by
Spread the love

DB/Foto de Miguel Almeida

Os Bombeiros Sapadores de Coimbra (BSC) celebraram ontem o seu 242.º aniversário. A cerimónia comemorativa decorreu na Casa Municipal de Proteção Civil e incluiu a atribuição de distinções honoríficas como reconhecimento aos bombeiros pelos anos de serviço. Foram também apresentados em formatura os 19 elementos da nova recruta que se encontra em formação na Escola do Regimento dos Bombeiros Sapadores de Lisboa.

Legislação para enquadrar profissão nas autarquias

Na sua intervenção, o comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Paulo Palrilha, alertou “para a necessidade urgente de ser apresentada e publicada legislação que enquadre a atividade profissional dos bombeiros nas autarquias, porque – afirmou – “o que existe atualmente não responde às necessidades e não enquadra a função dos bombeiros, confrontando e desgastando os comandantes de bombeiros com questões de âmbito laboral, no campo dos recursos humanos, que se confundem posteriormente na atividade operacional”. “Também é necessário publicar legislação que enquadre os bombeiros profissionais no sistema de proteção civil”, referiu

Investir em novos meios humanos

José Manuel Silva, presidente da Câmara de Coimbra destacou que o município fez “um grande investimento” em novos meios humanos, com a entrada de 19 novos recrutas, que se encontram em formação na Escola do Regimento dos Bombeiros Sapadores de Lisboa. O autarca sublinhou que este é um esforço elevado a nível financeiro mas necessário, pois “durante muitos anos não houve a entrada de novos elementos” na companhia.

Homenagem aos bombeiros já falecidos

Estiveram também presentes na sessão os vereadores da Câmara, Carlos Lopes, Ana Bastos, Miguel Fonseca, além de outras altas patentes de diversas instituições.
Antes da cerimónia, houve uma homenagem aos bombeiros já falecidos com a deposição de uma coroa de flores junto à placa existente no átrio da Casa Municipal de Proteção Civil.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.