Ciclismo Figueira Champions tem pelotão de luxo e quer ser uma referência

Posted by
Spread the love

José Bento Pessoa ou Alves Barbosa estariam orgulhosos por ver a “sua” Figueira da Foz acolher a Figueira Champions Classic. No próximo fim de semana, o município figueirense centra as atenções dos amantes do ciclismo com um pelotão que coloca na rota do calendário do World Tour a Figueira da Foz.
A prova de classe 1.0 UCI, que acontece pela primeira em Portugal, fica reservada para domingo, mas no sábado há dois percursos delineados para ciclistas amadores. O Figueira Champions Day 2023 é um evento de cicloturismo / ciclismo para todos, inserido no conceito habitualmente designado por prova aberta.
Não se trata de uma competição, mas sim de um evento desportivo com fins de ócio, turísticos ou culturais. A participação, limitada a veículos de duas rodas (bicicleta de estrada, de montanha ou tandem), não sendo admitidos veículos motorizados ou e-bikes.
A partida acontece às 10H30, junto à emblemática Torre do Relógio, na Figueira da Foz, local onde também está instalada a meta. Os participantes vão ter dois percursos à escolha, o denomido Big Day, que terá um percurso de 88km, e o Half Day, que conta com 48 km de extensão.
O encerramento da meta para as duas provas de sábado, está previsto para as 18H00.

Seis equipas World Tour na prova de domingo
A estreia desta clássica internacional, que pretende ficar no calendário da UCI, é uma das grandes novidades do calendário velocipédico. Está inserida na categoria 1 da UCI e reúne um total de 18 equipas, seis delas do World Tour: Soudal – Quick Step, Team DSM, EF Education-EasyPost, Treck – Segafredo, Alpecin-Deceuninck e Intermarché – Circus – Wanty. Portugal conta com nove equipas.
O pelotão, que tem 126 corredores, vai cumprir um total de 190 quilómetros de um circuito que tem partida e meta na Torre do Relógio e que atravessa as 14 freguesias do concelho. Segundo a previsão da organização, o primeiro atleta deve cortar a linha de meta por volta das 14H20. Ao longo do percurso, os ciclistas vão cumprir três voltas ao circuito e encontram várias subidas emblemáticas, entre as quais se destacam a do Parque Florestal e a de Enforca Cães.
Rui Costa é a principal estrela nacional e apontado como um dos favoritos à conquista da prova. O ciclista poveiro de 36 anos, que esta época deixou a UAE Emirates e assinou pelos belgas da Intermarché–Circus–Wanty, atravessa um grande momento de forma e acumula já dois triunfos esta temporada. Conquistou o Troféo Calvia, em Maiorca, e a geral da Volta à Comunidade Valenciana. Terá a concorrência de nomes internacionais de peso como Fabio Jakobsen, Quinten Hermans, Edward Theuns, Magnus Corte, John Degenkolb ou Tony Gallopin.
Todas as emoções podem ser acompanhadas em direto na Eurosport 2 e no canal português, CMTV.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.