As notícias sobre a prova internacional de ciclismo Figueira Champions Classic/Casino Figueira, realizada em fevereiro, através das diversas plataformas de comunicação social, atingiram cerca de 29,6 milhões de pessoas, segundo Rui Ramos Lopes, da organização, citando o relatório da Cision Portugal, empresa especializada em distribuição de informação.
Vários países de diversos continentes consultaram notícia sobre o evento, sobretudo através de meios digitais. Dentre os que mais interagiram com as plataformas digitais com conteúdos informativos sobre a prova estão a França, a Espanha, a Dinamarca, a Itália e a Holanda. A Eurosport transmitiu a prova para todo o mundo e a CMTV para Portugal.
Segundo o relatório, o DIÁRIO AS BEIRAS lidera o top 15 dos órgãos de comunicação social regionais a que mais leitores fizeram chegar notícias sobre a Figueira Champions Classic/Casino Figueira, num total de 67200. A nível nacional, foi apenas superado pelo jornal desportivo A Bola.
Divulgação avaliada em 1,6 milhões
Ainda de acordo com o estudo da Cision citado por Rui Ramos Lopes, em média, cada português foi impactado com 31 notícias sobre a prova internacional de ciclismo. Por outro lado, se a divulgação da “Figueira Champions” através de notícia fosse traduzida em publicidade, a organização teria de pagar 1,6 milhões de euros.
O Município da Figueira da Foz investiu na primeira edição da referida prova de ciclismo 188 mil euros. No entanto, quando o Turismo de Portugal transferir as verbas a que a autarquia se candidatou, a taxa de esforço descerá para os 48 mil euros.