Piscinas reabrem após 700 mil euros de obras ao longo de quase três anos

Spread the love

As piscinas Municipais de Montemor-o-Velho reabrem na próxima quarta-feira (1 de fevereiro) , após terem estado fechadas quase três anos para obras.
O presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, explicou que “há uma decisão política assumida” em reabrir a piscina apesar de não estarem concluídas as obras: as intervenções que faltam não colocam em causa as “condições de segurança” dos utilizadores.
“Nós vamos continuar a recuperar a piscina. Mas manter a piscina fechada era uma opção que não estava no nosso querer e, por isso, decidimos logo que – quando, do ponto de vista das obras do interior, estivessem asseguradas as normais condições de segurança – seriam reabertas”, frisou.
Emílio Torrão referiu que as obras que faltam concretizar são “predominantemente do exterior”, como, por exemplo, a pintura, mas ainda há “pequenas situações de interior” que faltam ser intervencionadas. Questionado sobre uma possível data de conclusão das obras, o autarca indicou que ainda não há previsão.
A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho procedeu em março de 2020 a obras de reabilitação e eficiência energética nas piscinas municipais, no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários, com um investimento inicial previsto de cerca de meio milhão de euros, a que acrescem mais cerca de 200 mil, para tornar o equipamento municipal mais eficiente.
A concretização das obras coincidiu com o período de encerramento obrigatório devido à pandemia.

Processo judicial
O atraso na reabertura da infraestrutura deveu-se a um processo judicial com o empreiteiro, e a problemas estruturais nas piscinas, que motivaram mais empreitadas: foi o caso das infiltrações no telhado, já que o teto é em madeira.
Dado que o município não podia intervir no empreendimento sem que o empreiteiro inicial deixasse ou concluísse a obra, a autarquia viu-se condicionada. De acordo com a autarquia, o investimento inicial aliado às novas intervenções nas piscinas representou um valor total de mais de 700 mil euros.
As piscinas municipais de Montemor-o-Velho estão em fase de testes, para reabrir ao público na quarta-feira, com aulas de natação para bebés, adaptação ao meio aquático, aprendizagem, aperfeiçoamento, hidroginástica e natação livre.
As novas inscrições decorrem a partir de hoje, sexta-feira, entre as 9H00 e as 12H30 e das 14H00 às 17H30.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.