Judo: Conimbricenses Catarina Costa e Joana Diogo no Masters

Spread the love

Arquivo/Foto de Gabriela Sabau

Catarina Costa, da Académica, e Joana Diogo, do Judo Clube de Coimbra, integram o grupo de cinco judocas portugueses que fecha o ano no Masters de Jerusalém, Israel. A expectativa da representação nacional passa pela disputa de medalhas, apesar das “baixas”, por lesão, de Jorge Fonseca, Telma Monteiro e Bárbara Timo.
“Os atletas estão por mérito próprio, se conseguem estar nos 36 melhores do mundo de cada categoria, é acima de tudo o seu mérito, o seu trabalho e isso, de certeza, que faz com que, quando partimos para estes eventos, tenhamos algumas expectativas de conseguir avançar no quadro. Lógico, que tendo um objetivo, será será sempre a disputa das medalhas, porque temos alguns atletas que já provaram que o conseguem”, analisou o treinador Marco Morais.

Marco Morais é o técnico

O técnico, habitualmente dedicado aos juniores e à formação na Federação Portuguesa de Judo, tem “transitado” para a seleção de seniores e será ele a liderar a equipa, face ao afastamento da selecionadora Ana Hormigo por parte da federação.
Em Jerusalém, no Masters da próxima semana, entram os 36 melhores judocas de cada uma das 14 categorias de peso no judo. Portugal conta com Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg) e Rodrigo Lopes (-60 kg).
Na competição israelita, Marco Morais não destaca trunfos entre os cinco portugueses, mas admite maiores expectativas em relação a Rochele Nunes ou a Catarina Costa, face ao percurso que têm feito.

“Catarina já tem provas dadas”

“Não vejo trunfos, o caso da Rochele, é uma atleta que, depois de estar a recuperar da lesão, tem vindo a ganhar consistência e, ganhando essa consistência, começa a aproximar-se dos lugares de medalhas, dos quadros de finalistas. A Catarina já tem provas dadas, quinta nos Jogos Olímpicos, vice-campeã da Europa… não digo que sejam trunfos, mas serão judocas sobre os quais recaem algumas expectativas, no sentido do que é o seu currículo e o seu percurso até este momento”, justificou.
A equipa viaja no domingo. Catarina Costa, Joana Diogo e Rodrigo Lopes competem no primeiro dia, na terça-feira, enquanto Patrícia Sampaio e Rochele Nunes apenas no terceiro e último, dedicado às categorias mais pesadas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.