Judo: Catarina Costa derrotada pela bicampeã do mundo dos -48 kg em Tóquio

Posted by

Arquivo-DR

A judoca da Académica, em representação de Portugal, Catarina Costa, foi eliminada na  2.ª ronda dos -48 kg no Campeonato do Mundo de Judo Tóquio 2019. Na pool C dos -48kg, a atleta portuguesa foi derrotada pela ucraniana, Daria Bilodid, jovem de 18 anos que se sagrou bicampeã do mundo da categoria ( já tinha sido campeã do mundo em 2018, em Baku, num ano em que também se sagrou campeão mundial júnior, para além de ter também no currículo a  medalha de ouro nos Jogos Europeus de Minsk 2019).

Catarina Costa, 11.ª do ranking mundial dos -48 kgs e 8.ª classificada no Ranking de Apuramento Olímpico à partida para a competição em Tóquio, começou por derrotar, por ippon, a atleta do Azerbaijão, Leyla Aliyeva. Na eliminatória seguinte a judoca conimbricense de 22 anos mediu forças com a atleta ucraniana, 2.ª na hierarquia mundial e 4.ª no Ranking Olímpico). Num combate intenso, Catarina Costa sofreu três penalizações, o que deu um ippon à judoca da Ucrânia que viria a ganhar a competição. A conquista em Tóquio faz de Daria Bilodid, atleta do Sporting, a mais jovem bicampeã do mundo de judo.

O combate pode ser visto no site da Internacional Judo Federation(IJF) ou na página do Youtube da entidade (acessível aqui).

Joana Diogo e Joana Ramos em ação esta segunda-feira

Os combates regressam esta segunda-feira, 26 de agosto, com as categorias -52 kg (feminina) e -66 kg (masculina). Portugal, que está representado em Tóquio opor 18 atletas, tem quatro judocas em ação, entre eles, duas conimbricenses.  Joana Diogo, do Judo Clube de Coimbra, nos -52 kg) defronta, na 1.ª eliminatória da pool C, a atleta do Uzbequistão, Diyora Keldiyorova. Também natural de Coimbra, mas atleta do Sporting, Joana Ramos combate na 1.ª ronda da pool A dos -52 kg frente à cabo-verdiana Djamilla Silva. João Crisóstomo (-66 kg) e Sergiu Oleinic (-66 kg) são os restantes representantes lusos esta segunda-feira nos tatatmis (tapetes) do Nippon Budokan – recinto que recebe a modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

As eliminatórias arrancam pelas 10H00 locais (02H00 em Portugal Continental).

Jorge Fernandes já conhece adversário

Também atleta do Judo Clube de Coimbra, Jorge Fernandes, compete na madrugada de terça-feira nos -73kg. O judoca de Coimbra defronta, na 1.ª eliminatória da pool C, o egípcio, Mohamed Mohyeldin. Caso vença o combate, Jorge Fernandes combate, na ronda seguinte, diante do uzbeque, Khikmatillokh Turaev.

A competição mais importante do circuito mundial da modalidade cumpre-se entre 25 de agosto e 1 de setembro no Nippon Budokan. Durante a próxima semana, 860 Atletas (519 masculinos e 341 femininas), em representação de 149 países (dos cinco continentes) vão disputar os títulos Mundiais, quando falta cerca de um ano para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.