Coletividades mantêm tradicional Espera dos Reis na Figueira da Foz

Posted by
Spread the love

Arquivo/Foto de Pedro Agostinho Cruz

A Sociedade Filarmónica Figueirense leva à cena, na noite do dia 5 de janeiro, pelas 21H30, na sua sede, o “Auto dos Reis Magos”. Esta peça de teatro natalícia sobe ao palco da centenária coletividade a seguir à Espera dos Reis.

Por sua vez, este ano, a congénere Sociedade Filarmónica Dez de Agosto não representa o “Auto dos Reis Magos”, por “falta de recursos humanos [atores] para a representação da peça de teatro”, avançou um elemento da direção da coletividade ao DIÁRIO AS BEIRAS. No entanto, mantém a participação na Espera dos Reis.

O programa de Natal da Sociedade Filarmónica Figueirense será retomado no dia 8 de janeiro, pelas 21H30, com a repetição do “Auto dos Reis Magos”. O último evento, porém, realiza-se no dia 15 do mesmo mês, com um concerto de Reis e tributo ao padroeiro da Freguesia de São Julião, evento que terá lugar na igreja matriz da cidade. Esta coletividade também celebra a passagem de ano, contando com a atuação do Duo Sanpedro.

Tradição peculiar e novo grupo de cantares

A Dez de Agosto inicia o cortejo, pelas 20H30, na Ponte Galante. Por seu lado, o desfile da Filarmónica Figueirense tem início, à mesma hora, na estação de comboios. Os Reis Magos das duas coletividades da cidade encontram-se no presépio instalado na praça 8 de Maio. Os percursos são feitos a cavalo.

Naquele espaço, os seis Reis Magos distribuem guloseimas pelos mais novos e entregam oferendas ao Menino Jesus. Esta peculiar tradição figueirense, por juntar seis Reis Magos, quando o estado do tempo o permite, continua a juntar largas dezenas de pessoas. O presépio já se encontra instalado naquele espaço da Baixa da cidade da Figueira da Foz.

Entretanto, a Dez de Agosto criou um grupo de cantares, orientado por Sílvia Marina, que está a admitir novos elementos, com idade superior aos 12 anos. O repertório será preenchido com canções dedicadas à Figueira da Foz e cantigas tradicionais portuguesas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.