AD ELO afirma-se “100% renovável”

Posted by
Spread the love

DR

A AD ELO irá apresentar aos seus parceiros, amanhã, o resultado do estudo sobre a transição energética, que tem vindo a desenvolver desde 2009”, destaca em comunicado.
A primeira conclusão que pode ser registada neste estudo é que “em nove anos consecutivos (2013- 2021) a AD ELO produziu mais energia elétrica renovável do que a que consumiu, atingindo um saldo positivo nas emissões de CO2”, estando assim “na vanguarda da transição energética, sendo 100% Verde, 100% Renovável, 100% Sustentável”, refere o mesmo comunicado, assinado pelo diretor executivo da associação de desenvolvimento, Mário Fidalgo, e enviado ao DIÁRIO AS BEIRAS.

Aposta nos painéis fotovoltaicos

A AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, desde 2009, tem vindo a produzir energia renovável a partir de sistemas fotovoltaicos instalados nos seus edifícios. De forma consecutiva, nos últimos nove anos, tem registado um saldo elétrico positivo entre o que produz e o que consome, contribuindo assim de forma significativa para a redução das emissões CO2, ultrapassando largamente os objetivos de neutralidade carbónica estabelecidos pelas instituições mundiais.
“Estando sempre na vanguarda das soluções tecnológicas inovadoras a AD ELO foi pioneira ao reunir o conhecimento técnico especializado na procura de respostas ambientalmente positivas que respondessem ao desafio da transição energética que dava os primeiros passos, mas que se revelaram extremamente importantes”, lê-se no mesmo texto, subscrito por Mário Fidalgo.

Neutralidade carbónica desde 2019

“A instalação dos sistemas fotovoltaicos permitiu produzir, de forma 100% renovável, mais de 350 MW de energia elétrica, registando-se uma redução de mais de 150 toneladas de emissão de CO2, atingindo-se assim o princípio da neutralidade carbónica alguns anos antes das metas estabelecidas para a Europa”, afirma a AD ELO.
Assim, de forma conjugada, as ações da AD ELO – produção de energia renovável, mobilidade elétrica, eficiência energética nos edifícios e redução de resíduos – representam, num efeito de compensação, o atingir de uma neutralidade carbónica em termos energéticos e emissões de gases com efeito de estufa desde 2019.
A produção de energia elétrica de fonte renovável é hoje um dos vetores fundamentais para a redução do consumo de recursos fósseis e para a transição energética que se espera realizar na próxima década, sendo fundamental a participação de todos, particulares, empresas, associações, entidades públicas. “O exemplo da AD ELO é um sinal de que de um nível micro é possível contribuir para um desígnio comum nacional e mundial, com pequenos passos, mas que no seu todo representam o esforço coletivo que beneficia a comunidade”, frisa ainda a associação de desenvolvimento.

Mobilidade elétrica

Adicionalmente à produção de energia renovável a AD ELO tem vindo a investir na mobilidade 100% elétrica, reduzindo a pegada ecológica associada ao desenvolvimento da sua atividade.
Desde 2018 foram realizados mais de 125.000km em viaturas 100% elétricas permitindo uma redução significativa das emissões de CO2.
Sendo o carregamento das viaturas elétricas efetuado com a eletricidade renovável, que a AD ELO produz, esta ação está no caminho do conceito de “mobilidade custo 0” e “0 emissões de CO2”, realça o mesmo comunicado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.