Opinião: O Parque Urbano deve avançar, apesar da expansão das Abadias?

Posted by
Spread the love

Sim
Por todas as razões. Tempos houve em que a Figueira primava pelo verde. O jardim cheio de árvores e flores, as Abadias, a saudosa mata da Serra da Boa Viagem, o frondoso Parque de Campismo, os bosques de tantos locais do concelho.
O primeiro teve o triste destino a que temos assistido. Agora com mais umas espécies arbóreas que espero não lhes suceda o que sucedeu com tantas outras plantadas no passado próximo: mortas à sede e por falta de cuidados.
As Abadias parece que vão ser “estendidas” para norte. Que seja assim e que o tal “corredor verde” aconteça. A mata da Serra, também ela vítima de incúria por parte do ICNF. Depois dos incêndios, o desprezo total. Salvou-se o que o fogo deixou e daí para cá a Boa Viagem é regalo para espécies invasoras que proliferam. O Parque de Campismo foi também pasto das chamas e perdeu grande parte do seu arvoredo. Sou “vizinha” e bem me entristeço!
O restante património arbóreo foi consumido em boa parte pelas chamas e pelas más escolhas do poder camarário. É óbvio que o parque urbano será uma mais valia e mais descentralizado, o que só pode ser uma vantagem. Longe de automóveis, tubos de escape, barulhos.
Que seja realidade no mais curto espaço de tempo. Com estruturas amigas do ambiente, sem impermeabilizações desnecessárias, pensando nas crianças e na população adulta. Um cafezinho, um quiosque de revistas e jornais, umas aves a nidificar por ali.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.