Google Arts leva Centro de Arte Contemporânea a todo o Mundo

Spread the love

Fotografia: |e| David Ferreira

O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC) vai ser o segundo espaço museológico da cidade a integrar a plataforma Google Arts & Culture.

A digitalização de 130 obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (coleção do ex-BPN), que se encontra à guarda do município de Coimbra, tem início na próxima segunda-feira e deverá durar cerca de dois meses. Para o vice-presidente da câmara de Coimbra, Francisco Veiga, a realização deste trabalho “permite, à semelhança da bem-sucedida tecnologia Street View, circular virtualmente por museus e galerias, com grande acervo de imagens em alta resolução, a partir de diferentes lugares do mundo”.

A realização deste trabalho não tem qualquer custo para o município, que desta forma passará a dispor de imagens em alta resolução das obras “para posterior publicação”. “A visita virtual apenas irá incidir sobre algumas obras da coleção de Arte Contemporânea cedida pelo estado ao Município, não estando prevista qualquer outra dinâmica para além da possibilidade de aceder virtualmente às obras em formato digital”, frisou o autarca ao DIÁRIO AS BEIRAS.

Entrada gratuita até março

A digitalização das obras sera feita no 1.º andar do centro “mantendo-se a atual exposição disponível para visitas ao público apenas nos dois pisos superiores”. Como tal, Francisco Veiga referiu que “até à conclusão dos trabalhos (meados de março), não irão ser cobrados ingressos”.

O novo ciclo temático de exposições deverá ter início em abril. Para já, “não tem ainda tema definitivo, embora esteja já a ser trabalhado e projetado pelos respetivos curadores”, afirmou o vice-presidente da câmara.
Questionado sobre o ponto de situação relativamente à transferência do centro do atual edifício para a Manutenção Militar,

Francisco Veiga disse que o projeto “está ainda numa fase muito prematura, não havendo ainda uma decisão definitiva quanto ao edifício onde o equipamento irá ficar instalado”. “O edifício da Manutenção Militar é apenas umas das várias hipóteses que estão a ser avaliadas”, concluiu.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.