ISCAC e ISEC comemoram 100 anos de um legado comum

Spread the love

Uma raiz comum une o Coimbra Business School | ISCAC e o Instituto Superior de Engenheira de Coimbra (ISEC): ambas as escolas tiveram a sua origem em 1921, com a abertura do Instituto Industrial e Comercial de Coimbra. Apesar do encerramento, prematuro e inesperado do instituto em 1926, decisão só revertida nos anos 60, é aí – nas ciências empresariais e na engenharia – que o ISEC e o ISCAC têm a sua origem.

O momento fundador foi celebrado ontem, por ocasião dos 100 anos da criação, em 1921, do Instituto Industrial e Comercial de Coimbra.
Na sessão, Pedro Costa, presidente do ISCAC, sublinhou que em 2021, 100 anos depois, a sua escola está a cumprir “com distinção e com brilho”, o legado fundador de 1921.

“Nessa altura, o desígnio era formar quadros técnicos para a região de Coimbra. Hoje, em 2021, ano do centenário, ano de sustentado sucesso, ano de pleno crescimento, ano em que atingimos todos os recordes, o nosso desígnio é produzir ciência e formar quadros para a economia do futuro de todo o mundo, por onde os nossos alunos vão forjando as suas carreiras e as suas vidas”, afirmou Pedro Costa.

Mário Velindro, por seu turno, afirmou que, se há mérito deve ser reconhecido ao ISEC “nestas décadas que remontam aos anos 60, e mesmo ao Instituto Industrial e Comercial de Coimbra, é o de ter contribuído muito para qualificar e para valorizar Coimbra, a região Centro e Portugal.”
O presidente da Câmara, José Manuel Silva, também esteve na sessão e aproveitou para apelar a um incremento do trabalho conjunto “pelo benefício da ciência, da educação e das comunidades”.

“Olhem para a Câmara de Coimbra como nós olhamos para vós, como parceiros de um trabalho conjunto que pode trazer vantagens para todos”, afirmou.

Com origem no Instituto Industrial e Comercial de Coimbra, ambas as escolas fazem parte, enquanto unidades orgânicas, do Politécnico de Coimbra, criado em 1980.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.