UC e CHUC acertam contas

Spread the love

FOTO DB/ANA FERREIRA

A Universidade de Coimbra (UC) e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assinaram ontem um acordo que regulariza a situação financeira entre as duas instituições, “limpando” desta forma um balanço negativo de cerca de cinco milhões de euros até ao final do ano de 2017.

O acordo permite resolver dívidas recíprocas e que constavam no relatório e contas, mas que segundo o presidente do CHUC, Carlos Santos, “não teria muita sustentabilidade do ponto de vista jurídico”. A verba em causa representava dívida do CHUC “fruto de um despacho do final dos anos 80 que foi suspenso mas que nunca foi revogado”. “Foram dadas indicações da extinção desta dívida e que só hoje (ontem), por visão estratégica do reitor e da equipa diretiva do CHUC foi possível chegar a um acordo”, afirmou. O documento prevê “o acerto de contas e que os passivos sejam declarados prescritos e os direitos de crédito anulados”, ao mesmo tempo que assegura também o compromisso das duas instituições da cidade de respeitarem os prazos de pagamento assumidos a qualquer fornecedor, explicou Carlos Santos.

Os pagamentos em causa advém de várias proveniências: serviços prestados ao CHUC pela Universidade de Coimbra, dos seus laboratórios e da presença dos alunos da Faculdade de Medicina para formação nas instalações do hospital conimbricense, explicou o presidente do CHUC.

Versão completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.