Opinião: Batatas fritas e gaufres. Há mais?

Posted by
Spread the love

Batatas fritas e gaufres. Um país reduzido a batatas fritas fritas e gaufres. O campeonato dos chocolates ainda é disputado com suíços, franceses e outros, mas não há disputa no pódio da culinária mundial, quanto a estas duas iguarias bem belgas.
Mas mesmo assim esta presunção torna-se redutora para a riqueza gastronómica da Bélgica. Não, não se compara com a gastronomia portuguesa (não há emigrante que diga o contrário), mas tem alguns trunfos dignos de uma degustação apurada!
Quem visita a Bélgica não falha o mexilhão, com um tacho bem cheio deste molusco, molho à escolha ou “au naturel”, acompanhado pelas tradicionais batatas fritas. Para os portugueses, em geral, “é bom, mas se fosse à bulhão pato…”. A carbonade flamenga é também um prato muito popular: trata-se de um suculento guisado à base de cerveja (belga, claro). Menos unânime é o waterzooi, uma espécie de ensopado à base de frango ou peixe e creme de leite.
Mas depois há toda uma variedade de iguarias que merecem digno destaque: stoemp (um puré grosseiro de legumes, bem temperado e que acompanha com uma salsicha artesanal), endívias gratinadas (com fiambre e queijo), croquete de camarão (sim, é bom, mas nós portugueses achamos que é uma especialidade apenas porque os belgas nunca experimentaram rissóis), coelho com cerveja de cereja, tomate recheado com camarão.
Para quem está farto de gaufres (se é que algum dia se pode estar farto de gaufres), a sugestão de sobremesa vai para um gelado de speculoos, a bolacha de especiarias mais deliciosa do mundo. Bom appétit!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.