Covid-19: Câmara de Aveiro cancela a secular Feira de Março

Spread the love

A edição deste ano da secular Feira de Março, que se realiza anualmente em Aveiro, foi hoje cancelada por decisão municipal, revelou a autarquia.

“Anunciamos o cancelamento da edição de 2021 da centenária Feira de Março, fazendo-o com grande mágoa, mas com o devido sentido de responsabilidade”, dá conta uma informação municipal.

O executivo municipal liderado por Ribau Esteves (PSD/CDS) considera que “não se encontram minimamente reunidas as condições para realizar um evento dessa envergadura”, não obstante ter definido condições especiais de participação, atendendo à pandemia de covid-19.

“Apesar de toda a expectativa criada em 2020 de que poderíamos voltar em 2021, bem como as medidas definidas pela Câmara Municipal de Aveiro no Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica (PAAASE) 2021, com a redução de 50% dos valores a suportar pelos participantes, constata-se que não se encontram minimamente reunidas as condições para realizar um evento desta envergadura”, explica em informação à comunicação social.

A decisão é justificada “pelo Decreto Presidencial do prolongamento do Estado de Emergência até dia 16, bem como a inexistência de plano de desconfinamento relativo à pandemia da covid-19, e considerando ainda que em primeiro lugar está a saúde de toda a população”.

Em relação aos donos dos carrosséis, é avançada a possibilidade de a autarquia agendar para agosto um evento de animação, no exterior do Parque de Feiras e Exposições.

“Cientes que muitos dos habituais participantes na Feira de Março se encontram em situações complexas, devido ao facto de já não trabalharem desde janeiro de 2020, como por exemplo o setor da diversão, a Câmara Municipal de Aveiro e a Aveiroexpo estão disponíveis para promover um evento de animação no recinto exterior do Parque de Feiras e Exposições, com referência para o mês de agosto (sujeito a articulação com os vários parceiros), desde que estejam reunidas todas as condições de segurança e legais para o efeito”, admite.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.531.448 mortos no mundo, resultantes de mais de 114 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.351 pessoas dos 804.956 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.