Opinião – Passaportes de liberdade

Posted by
Spread the love

Analisando 28 jovens (idade entre 24 a 49 anos) internados a 8/2 no CHUC com diagnóstico de Covid 19 (mais de 400 internados nesta data), seus antecedentes clínicos, e sua evolução até 18/2/2021. Deste grupo, a 18/2/2021, estavam ainda em internamento dez doentes. Tiveram alta, ou foram transferidos para outras instalações, 18 doentes. Nenhum falecido até hoje. A comorbilidade mais frequente foi a doença psiquiátrica crónica ( 11 ), logo seguida de obesidade ( 7 ),com problemas oncológicos ( 5 ), Hipertensão ( 5 ), encontrando ainda consumo de tabaco ( 2 ), toxicodependência ( 1 ), alcoolismo ( 3 ), dislipidémia ( 3 ),trombofilias ( 2 ), portador de pacemaker ( 1 ). Seis destes jovens não tinham doença prévia (ASA 1 ) e cinco tiveram alta com média de internamento de quatro dias. Os doentes oncológicos correspondem aos maiores tempos de internamento só tendo alta um até agora. Precisaram de UCI e ventilação invasiva dois doentes.
Esta amostra demonstra que esta pandemia é poupada na manifestação severa em pessoas saudáveis com menos de 40 anos. Não é impossível, mas não é frequente. Uma instituição dedicada a esta população permitia tratar todos eles. A população de alto risco é acima de 45 anos, se obesa, se deprimida, se insuficiente renal, se hipertensa, se insuficiente hepática. As Unidades de Cuidados Intensivos sabem bem esta realidade. A maioria dos seus doentes covid inserem-se neste perfil – não negando as excepções, como é claro.
A relação da depressão com obesidade e hipertensão é hoje do conhecimento científico e está relacionada com processo inflamatório envolvendo Interleucina 6 (Santos et all 2020 ). A doença Bipolar envolve disfunção mitocondrial com redução do metabolismo energético, com alteração do metabolismo da glicose, com stress oxidativo, aumento dos índices séricos de cálcio (Kim et all 2017 ). A Falência Multipla de Orgâos – MOF ( 30% das mortes em UCI após o síndrome de dificuldade respiratório da Covid 19 ), está relacionada com a desregulação da função de produção energética da mitocôndria (Lei Kuang 2019 ).
Outros dados importantes para este artigo é sabermos que mais de meio milhão de portugueses contraiu a doença e livrou-se dela sem intervenção hospitalar.
Estas pessoas carecem de uma política de desconfinamento. Um salvo-conduto, um passaporte. Os jovens saudáveis são muito poucas vezes acometidos da forma grave da doença e conseguem com enorme certeza, e de modo rápido, debelar a covid 19, mesmo quando precisam de meios técnicos ajustados. Se viverem sós e sem contacto com população de risco carecem de liberdade com as medidas conhecidas de cuidado. Todos os vacinados com imunidade também carecem de começar o processo de desconfinamento.
Do dia 7 de Fevereiro até agora, no internamento no Hospital dos Covões (sem UCI), faleceram 39 pessoas sendo a mais nova de 56 anos e amais idosa de 96 (treze tinham mais de 85 anos). Todos eles eram portadores de doença prévia sendo mais comum a doença psiquiátrica ( 15 ) incluindo Parkinson e Alzheimer, síndromes depressivos ou sequelas de AVC. Era comum também HTA ( 14 ),Dislipidémias ( 12 ) Caquexia ( 8 ), doença renal crónica ( 4 ) e doença hepática ( 3 ). Notícia alegre: Tiveram alta para o domicílio 32 doentes com mais de 80 anos (o mais velho com 92 ) e algumas comorbilidades. A realidade diz-nos que ser idoso e ter covid, mesmo que com algumas doenças, não significa morrer. Ser jovem e ter covid sendo saudável acarreta uma probabilidade altíssima de não haver necessidade de recorrer ao tratamento hospitalar.
A análise dos dados mostrou que uma enorme quantidade de doentes que encontrou a forma mais grave da doença estavam associados a depressão ou a obesidade. Notem que isto é inconclusivo, pois pode significar apenas que há uma percentagem enorme da população obesa e deprimida.
Para que servem os dados? Para fazer políticas de saúde e por essa razão compete aos políticos construir bases de dados para perceber estes problemas que a pandemia veio demonstrar e para perceber a estratégia de abertura que é urgente e fundamental para não matar à fome antes de morrer da doença.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.