Atletismo: Abutres querem criar CAR em Miranda do Corvo

Spread the love

DR-Debate contou com painéis “de luxo”

Em época de pandemia, não houve, este ano, Trilhos dos Abutres, mas a Associação Abutrica fez questão de manter viva a chama do trail e levou a cabo um debate online que juntou protagonistas da modalidade e deixou expressa a vontade de criação de um Centro de Alto Rendimento em Miranda do Corvo.
O evento iniciou-se com uma painel de luxo a debater a estratégia necessária para um futuro próximo da corrida em montanha.
Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, garantiu o seu apoio ao trail, afirmando que “a riqueza do atletismo aumentou com a entrada do trail”.
Já o presidente da Associação de Trail Running de Portugal, Rui Pinho, referiu que “está a haver um esforço de integração do trail no atletismo, que é algo do interesse da associação, dos atletas e de toda a comunidade”. José Carlos Santos, vice-presidente da International Trail Running Association (ITRA), destacou o crescimento a dois dígitos do trail, e afirmou que a pandemia teve um efeito bastante positivo na modalidade, com o aumento da procura pelos desportos outdoor, o surgimento de novos formatos e de novos grupos empresariais que estão a investir em eventos de corrida outdoor.
Seguiram-se Miguel Baptista, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, António Figueiredo, vice-reitor da Universidade de Coimbra, e Rui Simão, presidente das Aldeias do Xisto, a debater o impacto do desporto no turismo ativo da Região Centro.
Todos concordaram que esta região tem muitos quilómetros disponíveis para a prática do trail, e que os efeitos no alojamento e restauração são exponencialmente positivos aquando da ocorrência de um evento como o Campeonato do Mundo de Trail Running em 2019. António Figueiredo manifestou a disponibilidade da Universidade de Coimbra para ajudar na estratégia de evolução da modalidade, com todas as “ferramentas” que a instituição dispõe, desde a engenharia à psicologia.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.