Covid-19: Município de Penacova apoia associações na prevenção

Posted by
Spread the love

FOTO CÂMARA MUNICIPAL DE PENACOVA

As associações do concelho de Penacova poderão receber um apoio anual de 250 euros para a aquisição de bens destinados à prevenção e ao combate à covid-19, anunciou hoje a autarquia.

“Em muitas localidades, as associações são os únicos espaços abertos à comunidade e é aí que as pessoas se deslocam. Por isso, entendemos que, mais do que sensibilizar os seus dirigentes para que cumpram as orientações da Direção-Geral da Saúde, devemos ajudá-los a fazê-lo, comparticipando na aquisição de equipamentos de proteção individual”, justificou o presidente da Câmara, Humberto Oliveira.

Esta iniciativa insere-se num conjunto de medidas que o município tem tomado para mitigar os efeitos do surto na sociedade e economia locais.

O vice-presidente da Câmara e vereador com a tutela do associativismo, João Azadinho, explicou que, “para receberem o apoio, as associações devem fazer acompanhar o seu pedido das respetivas faturas”.

João Azadinho sublinhou que “as associações são verdadeiros polos de desenvolvimento e enriquecimento das comunidades locais e são também espaços de convívio e confraternização”.

“É por esse motivo que entendemos que esta medida poderá, de algum modo, ajudar a mitigar as suas dificuldades em fazer cumprir as normas e até a permitir que algumas delas possam reabrir as suas portas à população”, acrescentou.

Segundo a autarquia, “o apoio às cerca de 80 associações do concelho de Penacova quadruplicou nos últimos dez anos”.

“Se, em 2007, o montante de apoio que a Câmara Municipal destacava para o apoio às associações era de 88.698,67 euros, atualmente, ele cifra-se nos 375.555,43 euros”, acrescenta.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 770.429 mortos e infetou mais de 21,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.779 pessoas das 54.234 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.