Ministro do Mar junta-se às refeições do GIS para profissionais de saúde

Posted by
Spread the love

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, reuniu-se ontem, na Docapesca, com armadores locais, para analisar a atividade do setor no contexto da pandemia. O membro do Governo assistiu, ainda, à confeção e entrega de refeições para profissionais de saúde do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), por voluntários do Grupo Instrução e Sport (GIS), em Buarcos.
De resto, o ministro deslocou-se à cidade respondendo a um “convite especial” para participar na ação solidária da coletividade. Uma vez na Figueira da Foz, aproveitou para reunir-se com os armadores. “Estivemos a discutir as portarias sobre os apoios do Mar 2020, para podermos começar a pagar as cessações de pesca que derivem da situação do covid”, declarou Ricardo Serrão Santos, à saída da reunião, aos jornalistas.
Igor Branco, da associação Figpesca, por sua vez, disse que, na reunião, a principal preocupação manifestada pelos armadores foi “ajustar as medidas referentes ao covid-19”. Na Figueira da Foz, acrescentou, os profissionais das pescas estão atentos às medidas preventivas. “Acho que fazemos uma grande prevenção. Temos feito isolamento, mantendo as tripulações juntas, para que não contaminem as famílias”, afirmou.
Por seu lado, António Miguel Lé, da Cooperativa de Produtores de Peixe Centro Litoral, afirmou que na reunião com o ministro não foram apresentadas reivindicações. “Foi, essencialmente [para tomar conhecimento] do sentimento de união da comunidade piscatória figueirense perante a pandemia. O setor das pescas está mais unido que nunca, apesar das dificuldades”, frisou.

Coletividade exemplar
Em Buarcos, num registo informal, o ministro das Pescas juntou-se aos voluntários do GIS que confecionam refeições para os profissionais de saúde do HDFF que combatem a pandemia. A coletividade, frisou a presidente da direção, Rosa Batista, conta com o apoio de várias empresas, a maioria do concelho, que oferecem alimentos e verbas para manter aquele serviço solidário ativo. A referida cooperativa de armadores, com sede na Figueira da Foz, tem contribuído com pescado.
O presidente da câmara, Carlos Monteiro, destacou o papel solidário da sociedade civil figueirense, dando o exemplo o GIS. “Felizmente, temos o GIS, temos dezenas de pessoas que estão a fazer máscaras e um conjunto enorme de empresas que deram apoios ao hospital. A Figueira da Foz tem sido solidária, o que é fundamental para podermos ultrapassar esta pandemia”, realçou o autarca.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.