Governo apoia com 3,6 milhões municípios afetados pela tempestade Leslie

FOTO DB/JOT’ALVES

O Governo assinou ontem, na Figueira da Foz, uma adenda aos contratos de auxílio financeiro com os 24 municípios da região Centro afetados pela tempestade Leslie, ocorrida em outubro de 2018, no valor de 3,6 milhões de euros.
“Cumprimos, mais tarde do que gostaríamos, o compromisso que assumimos com os autarcas e as populações das regiões afetadas”, disse a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, na cerimónia de assinatura dos contratos, salientando que o montante de 3,6 milhões de euros se soma aos mais de 1,4 milhões já transferidos em 2019.
Relativamente aos apoios do Estado às instituições privadas sem fins lucrativos e instituições particulares de solidariedade social (IPSS) também afetadas, que ainda estão em falta, Alexandra Leitão disse que, “neste momento”, as candidaturas estão já validadas e que existe uma verba disponível de 1,2 milhões de euros, “que pode começar já a avançar e, para o ano, com o novo Orçamento, completar”.
A governante salientou, na sua intervenção, o papel fundamental das autarquias nas respostas de proximidade às populações, “que muitas vezes não está ao alcance do Estado central”.
“Num ano que, infelizmente, se tem revelado especialmente rico em ‘acontecimentos excecionais’, a administração local tem sido chamada – e arrisco dizer ‘mais do que nunca’ – a dar uma resposta de proximidade às populações, que muitas vezes não está ao alcance do Estado central”, sublinhou a ministra.

Notícia completa nas edições impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.