Covid-19: Penacova apoia famílias e instituições com verbas de eventos suspensos

Posted by
Spread the love

ARQUIVO DB – David Dias

A Câmara de Penacova vai criar um fundo de emergência para apoiar famílias, empresas, bombeiros e IPSS, com as verbas alocadas a eventos que, por causa da covid-19, foram suspensas, foi hoje anunciado.

O município de Penacova “está a criar um Fundo de Emergência Municipal para apoiar e diminuir o impacto nas famílias, empresas, bombeiros voluntários e IPSS [instituições particulares de solidariedade social], com as verbas que estavam anteriormente alocadas a eventos que vêm sendo cancelados” ou suspensos, afirma a Câmara, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

Na sequência da pandemia provocada pela covid-19, a Câmara Municipal de Penacova cancelou ou suspendeu “todos os eventos promovidos pelo município” até que haja “novas orientações em termos de saúde pública”.

A autarquia, no distrito de Coimbra, reconhece a importância que as iniciativas como as que, entretanto, foram canceladas, têm para “a dinamização da economia local, do associativismo e para o convívio entre munícipes”, mas, salienta, a prioridade é “o combate a esta pandemia e o consequente bem-estar da população”.

Neste momento, “preservar e salvar vidas é o que mais importa”, sustenta, citado no comunicado da Câmara, o presidente do município de Penacova, Humberto Oliveira.

Eventos como o Encontro de Marchas Populares, as Festas do Município, atividades no Centro Cultural da vila, a Gala do Desporto e concertos no Mosteiro de Lorvão “estão, para já, suspensos”, recorda a Câmara.

O executivo municipal de Penacova explica a decisão com “o atual estado de situação e a imprevisibilidade que a covid-19 tem em propagar-se”, devendo, por isso, evitar-se “a aglomeração de quantidades significativas de pessoas no mesmo espaço”.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 170 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, morreram 762 pessoas das 21.379 registadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.