Covid-19: Miranda do Corvo, Lousã e Poiares promovem “Comércio Tradicional na sua casa”

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DR- Facebook Dueceira

Grupos locais de Miranda do Corvo, Lousã e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, desenvolveram nos últimos dias a iniciativa “Comércio Tradicional na sua casa”, para facilitar o contacto entre a população, produtores e comerciantes.

A iniciativa rapidamente se reconfigurou numa parceria com a Dueceira – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça e com os respetivos municípios, com o apoio da Associação Empresarial Serra da Lousã e da Associação Empresarial e Desenvolvimento de Poiares.

“O principal objetivo é promover e divulgar as produções, estabelecimentos e serviços locais, no sentido de apoiar a população no acesso aos bens de primeira necessidade, preservando simultaneamente o distanciamento social que se impõe por causa da covid-19”, realça à agência Lusa Ana Souto de Matos, administradora dos três grupos e coordenadora da Dueceira.

Neste contexto, perante a atual conjuntura, “este processo assegura que um conjunto de empresários e produtores associados ao comércio tradicional e de proximidade continuem a assegurar o fornecimento de bens de primeira necessidade, nomeadamente produtos alimentares e hortícolas”.

Encomendas online

As encomendas são efetuadas “online”, por telefone ou correio eletrónico e as entregas efetuadas em sistema de ‘take-away’ ou entrega ao domicílio.

“Não é vedado o espaço para a divulgação e promoção de outro tipo de bens e serviços, desde que associados à dinâmica empresarial local, que se pretende igualmente valorizar”, sublinha Ana Souto de Matos.

A iniciativa dirige-se preferencialmente para quem utiliza a rede social do Facebook “como espaço de dinamização do comércio tradicional e pequena agricultura e estímulo à comunidade para consumir local, não obstante a permanência no domicílio”.

“Funciona essencialmente como espaço informativo e promocional, com cariz mais informal onde todos se sentem à vontade para publicar e interagir. Possui, naturalmente, uma moderação ativa e regras de orientação e conduta, tendo sido elaborados um Código de Conduta e Boas Práticas para o ‘Take-Away’ e Entrega ao Domicílio, entre outros”, salienta a administradora dos três grupos.

Segundo Ana Souto de Matos, os três grupos “não pretendem substituir-se a outras iniciativas que existam, mas sim potenciar e estimular os contactos entre membros de uma forma fácil e rápida neste período de confinamento”.

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