Académica gastou 17 mil euros em intermediários e comissões no último ano

Posted by
Spread the love

DR – Silvério, Arghus e Afonso Peixoto

A Académica gastou, entre 1 de abril de 2019 e 31 de março de 2020, 17 mil euros em comissões pagas a intermediários (agentes / empresas de agenciamento) na transação de jogadores.

Na lista divulgada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que não especifica o valor gasto em cada transferência / comissão, os estudantes gastaram o valor com três atletas: Silvério, Arghus e Afonso Peixoto, jovem que assinou contrato profissional com os estudantes.

De acordo com o d o c u m e n t o divulgado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), denominado “Lista de transações e comissões de empresários”, os estudantes assumiram compromissos com três agências de jogadores: Goodman Sports, Lda (Silvério), Proeleven-Gestão Desportiva Lda (Arghus) e com a Rolo Sport, Lda (Afonso Peixoto).

Silvério chegou a Coimbra esta época depois de ter terminado a ligação contratual ao Rio Ave. De acordo com o site especializado em transferências, transfermarkt, o defesa-central de 24 anos rubricou contrato por uma temporada. A Académica não divulgou a duração do contrato mas, segundo o transfermarkt, o vínculo termina a 30 de junho
deste ano (a data do término do contrato poderá sofrer alterações face à situação do covid-19 e da suspensão, por tempo indeterminado, das competições profissionais em Portugal).

Arghus e Afonso Peixoto
Arghus regressou esta época a Portugal (já tinha representado o Sp. Braga em 2015/16 e no início da temporada 2017/18).

O defesa-central brasileiro, que também tem nacionalidade italiana, assinou, segundo o transfermarkt, contrato por uma temporada (termina a 30 de junho). O “central” de 32 anos, que foi campeão nacional da Eslovénia em quatro ocasiões, ao serviço do Maribor), chegou à Académica após duas temporadas ao serviço dos gregos do Panetolikos.

O terceiro jogador que surge na lista é Afonso Peixoto. O jovem, que tem agora 17 anos, tornou-se, no final de setembro de 2019 (a assinatura foi divulgada a 30 de setembro), o jogador mais jovem a rubricar contrato profissional com a Briosa ( na altura Afonso Peixoto tinha 16 anos). Tal como nos casos de Silvério e Arghus, a Briosa não revelou a duração do vínculo.

Afonso Peixoto, que despontou na Academia N10, representa a Académica desde os oito anos de idade. Ainda com idade de juvenil, o “central” Afonso Peixoto é presença assídua na equipa de sub-19 dos estudantes (15 jogos e dois golos esta época nos sub-19), tendo sido convocado duas vezes para os trabalhos da Seleção Nacional sub-17.

O jovem também já efetuou vários treinos com a equipa principal e é uma das esperanças para o futuro da Briosa. “Desde que assinei por este símbolo que o objetivo era assinar contrato profissional e chegar à equipa principal”, referiu o jogador na altura da assinatura.

Notícia para ler na edição impressa e digital de fim de semana, 4 e 5 de abril, do Diário As Beiras 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.