Opinião – O mundo a semana passada – A GEOPOLÍTICA da semana

Posted by
Spread the love

23 Fev DOMINGO CARSON CITY Bernie Sanders ganha primárias do Nevada e torna-se o favorito para disputar eleições com Donald Trump. O Senador do Vermont, de 78 anos, obteve 46% dos votos no caucus do Partido Democrata no Nevada. Conseguiu criar um grupo de apoiantes muito forte e reforçou a sua posição de liderança na corrida para a nomeação de oposição ao atual Presidente nas eleições presidenciais de Novembro. Sanders tem vindo a conquistar um importante avanço antes das primárias na Carolina do Sul e da Super terça-feira de 3 de Março.

24 Fev SEGUNDA LONDRES Governo britânico ameaça abandonar negociações entre o Reino Unido e a UE em Junho próximo se não houver progressos substanciais. O mandato negocial pós-Brexit do executivo de Boris Johnson reitera que o Reino Unido não se alinhará com as regras europeias, no que concerne a assuntos de soberania. Toma forma a possibilidade do Reino Unido e a União Europeia não chegarem a um acordo para nova parceria económica em janeiro de 2021.

25 Fev TERÇA NOVA DÉLI A visita da Donald Trump à Índia, a maior democracia do mundo, reforçou os laços entre aquele país e os Estados Unidos. O Presidente dos EUA fez uma visita de dois dias, onde anunciou, num discurso para um público de 110 mil pessoas, um acordo militar de 2,6 bilhões de dólares. Sob o comando do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, a Índia tem-se afastado da Rússia e consequentemente aproximado do seu atual aliado os Estados Unidos.

26 Fev QUARTA CARACAS As Nações Unidas, através dum estudo de milhares de inquéritos realizados pelo Programa Alimentar Mundial na Venezuela, e com o acordo do governo venezuelano, concluiu que praticamente um terço da população vive numa situação de insegurança alimentar. Esta população não consegue satisfazer as suas necessidades básicas alimentares. Serviços básicos como o fornecimento de água, eletricidade e gás também não estão, em muitos casos, assegurados.

27 Fev QUINTA IDLIB O Presidente da Síria, Bashar al-Assad intensifica o bombardeamento a Idlib. Desde há três meses que os bombardeamentos sírios, apoiados pela aviação russa, no noroeste da Síria têm sido arrasadores para as populações. Os bombardeamentos atingiram escolas e hospitais e dezenas de civis foram mortos, entre eles crianças. A campanha militar do regime, apoiada pela Rússia, obrigou quase um milhão de pessoas a fugirem de casa, e tentarem entrar na Turquia.

 

A acompanhar durante a próxima semana:

– Nova Déli – Modi apela à calma, mas a violência entre hindus e muçulmanos não para… a lei da nacionalidade manter-se-á?

– Tirana – O processo de eleição dos membros do Tribunal Constitucional da Albânia, leva a um confronto entre o governo e o Presidente Ilir Meta.

– Ancara – Com crise humanitária em Idlib e a fuga dos refugiados para a Turquia, espera-se uma reunião com Erdogan e Putin.

– Donetsk – O presidente ucraniano Zelensky quer terminar a guerra no leste da Ucrânia, onde já morreram 13.000 pessoas, mas a tarefa está difícil.

– Trípoli – Após frágil cessar-fogo na Líbia e os ataques dos rebeldes, não se vislumbra um acordo para resolução da guerra.

– Londres – A crise do coronavírus, onde existem mais de 82.000 infetados, leva ao barril de petróleo afundar, estando a ser vendido a 45,66 dólares.

– Washington – A administração americana tomou consciência do coronavírus, e Trump entregou este assunto ao vice-presidente Mike Pence.

 

Wander Carvalho escreve ao sábado, semanalmente

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.