Tábua de queijos

Spread the love

Se for um bom garfo, ou se tiver amigos que não resistem a uma mesa farta, oferecer um produto de Tábua é a solução: além do queijo, no município produz-se pão, enchidos, mel, licores, produtos hortícolas e vinhos do Dão, tendo em consideração que também o município faz parte da Região Demarcada do Dão.

É, contudo, o queijo que constitui atualmente um dos ex libris o concelho e que potenciou a entrada do concelho de Tábua na Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela, através das freguesias de Midões, Póvoa de Midões e Vila Nova de Oliveirinha.

De acordo com informação veiculada pela autarquia, o queijo foi sempre fabricado pelas queijeiras e pelos pastores que tinham no seu rebanho, não só um meio de subsistência, mas também um grande orgulho.” O leite é assim um bem precioso, espesso, saboroso e aromático, sendo ainda aproveitado o soro para fazer o também excelente requeijão”.

Não é por acaso que se realiza, há 30 anos, a Feira do Queijo. Na edição deste ano, ao completar três décadas de existência, a feira do Queijo Serra da Estrela de Tábua reinventou-se.

Edição Completa na Versão Impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.