Mira vai construir em 2020 um Centro de Recolha de Animais

Posted by
Spread the love

Mira vai construir um Centro de Recolha de Animais com capacidade para acolher 150 cães e 30 gatos, foi anunciado hoje durante a assinatura de um protocolo entre a Câmara e a Associação Abrigo de Carinho.

“Esta nova estrutura terá condições condignas para animais residentes – e funcionários – e será construído na Praia de Mira nas atuais instalações onde a Associação Abrigo de Carinho desenvolve a sua atividade”, revelou o presidente deste município do distrito de Coimbra, Raul Almeida.

O projeto visa alojar cães e gatos vadios ou errantes, encontrados na via pública ou em quaisquer lugares públicos, bem como animais perigosos que apresentem riscos para a segurança de pessoas ou outros animais.

O autarca garante que o abrigo será construído durante 2020, tendo sido inscritos para o efeito 250 mil euros no orçamento camarário do próximo ano.

Raul Almeida lembrou que a remodelação de um abrigo para animais errantes foi o projeto vencedor da edição de 2017 do Orçamento Participativo Municipal, com uma verba de 50 mil euros.

O projeto submetido pela Associação Abrigo de Carinho foi agora retomado e ampliado pela Câmara Municipal, tendo em conta as alterações da lei acerca da recolha e guarda de animais.

“Atendendo à importância desta infraestrutura e a alterações legais que criaram novas exigências, a autarquia contemplou em orçamento municipal do próximo ano 250 mil euros, incluindo já neste montante o valor de 50 mil euros do orçamento participativo através de protocolo celebrado hoje com a Associação”, esclarece o autarca.

O projeto será, assim, concretizado com fundos próprios do Orçamento Municipal, mas Raul Almeida garante que a Câmara “irá tentar obter financiamento complementar junto dos contratos programa para benefício de equipamentos municipais”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.