Proteção Civil de Miranda do Corvo já destruiu mais de 230 ninhos de vespa asiática

Posted by
Spread the love

Os Serviços Municipais de Proteção Civil de Miranda do Corvo, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, já destruíram este ano mais de 230 ninhos de vespa asiática no concelho. A grande maioria dos nunhos estavam junto de habitações, em áreas urbanas e periurbanas de todas as freguesias do concelho.

Para efetuar este trabalho, os bombeiros credenciaram algumas equipas que, desde o final de 2018 e os primeiros 10 meses de 2019, não têm tido mãos a medir para responder às solicitações da população.

Após o alerta, uma das equipas dirige-se ao local e, munidos do equipamento adequado, aplica o produto fitofármaco aconselhado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e Direção Geral de Saúde. O objetivo é destruir o ninho e impedir o nascimento de obreiras desta espécie, que é um predador de abelhas e de outros insetos e que, ao colocar em risco os recursos apícolas, surge como uma ameaça ao cumprimento pelos espaços florestais, da imprescindível função ecológica e, por consequência, agrícola e económica, que é a polinização das plantas.

Para além da destruição dos ninhos, cada equipa coloca uma fita da Proteção Civil Municipal de Miranda do Corvo em sítio visível, de forma a que não seja duplicado o alerta para um ninho que já tinha sido identificado e intervencionado. Importa esclarecer que os ninhos se mantêm visíveis nas árvores, mas após a intervenção ficam inativos.

Recorde-se que o município mirandense foi contemplado com um apoio financeiro até 10 mil euros para a destruição dos ninhos de vespa velutina, mais conhecida de asiática. Uma medida que se insere no eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta”, previsto no Regulamento do Fundo Florestal Permanente.

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo pede a colaboração da população na identificação dos ninhos através do contacto telefónico da autarquia ou da plataforma online SOS Vespa. Ao mesmo tempo, solicita aos moradores para que aguardem a presença desta equipa municipal no local, pois só a correta aplicação do produto levará à destruição do ninho e impedirá o nascimento de mais vespas. Uma má atuação prejudica as intervenções futuras e acaba por contribuir para o aparecimento de novos ninhos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.