Deputado do PAN lamenta solução do Conselho Europeu que “desconsidera” Parlamento

Posted by
Spread the love

DR PAN

O eurodeputado do PAN, Francisco Guerreiro, lamentou hoje a solução proposta pelo Conselho Europeu para os cargos de topo da União Europeia (UE), sustentando que desconsiderou o processo de candidatos principais dos grupos políticos do Parlamento Europeu.

O eurodeputado, que falava à imprensa quando ainda estava a ser negociada a nomeação da alemã Ursula von der Leyen para a presidência da Comissão Europeia, recusou a possibilidade de apoiar a candidata.

“Não, de modo algum, não é uma candidata que tenha vindo das famílias europeias, do processo de candidatos principais. Mais uma vez desconsidera-se aqui o papel do Parlamento Europeu e das famílias europeias na construção desta maioria”, disse.

Francisco Guerreiro, que no PE integra o grupo dos Verdes, criticou igualmente que esta família política europeia, que registou importantes ganhos nas eleições de maio, esteja a ser desconsiderada nas negociações.

“É todo o processo [que está mal] e os Verdes não têm sido considerados na importância da escolha de candidatos que se comprometam com uma transição. É o jogo do costume, em que as grandes famílias europeias decidem e depois não há um projeto de transição e não há candidatos que apresentem uma real transição, de que necessitamos muito rapidamente e em que a Europa tem um papel fundamental”, afirmou.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia chegaram hoje a acordo sobre as nomeações para os cargos institucionais de topo, designando a alemã Ursula von der Leyen para a presidência da Comissão Europeia, anunciou Donald Tusk.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.