Software “Kuka” já está a ser utilizado em todo o mundo

Posted by
Spread the love

FOTO DR

Um novo software para robôs colaborativos KUKA (“um dos líderes mundiais de robótica”), desenvolvido na Universidade de Coimbra, já está a ser utilizado em empresas e universidade de todo o mundo, foi hoje anunciado.

O novo software – “o primeiro de interface em MATLAB” – para robôs colaborativos KUKA, que foi desenvolvido no Laboratório de Robótica Colaborativa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), “já está a ser utilizado em grandes empresas, como é o caso do grupo BMW, na Alemanha, e em várias universidades de todo o mundo”, afirma a FCTUC, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

A KUKA Industrial Robots é um dos líderes mundiais na fabricação de robôs industriais e sistemas de automação.

O ‘Kuka Sunrise Toolbox’, assim batizado pelos autores, é um “software de licença livre e dispõe de mais de 100 funcionalidades, permitindo, por exemplo, o controlo dos movimentos do robô e guiamento manual de precisão”, refere a FCTUC.

“Funcionalidades de matemática e algoritmos avançados estão também disponíveis, nomeadamente para utilização em trabalhos de investigação”, acrescenta a Faculdade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.