Novo moliceiro vai ser lançado à água em praia da Murtosa

Posted by
Spread the love

Arquivo LUIS CARREGA

A praia do Monte Branco vai ser palco do “batismo” do “Conquistador”, o mais jovem moliceiro a navegar na Ria de Aveiro e o segundo barco tradicional a “ir abaixo” na Murtosa este ano, anunciou hoje fonte municipal.

A construção do “Conquistador” consolida a tendência de aumento do número de moliceiros tradicionais, com capacidade para navegarem à vela em “ria aberta”, depois de um período de acentuado declínio, segundo salienta a Câmara da Murtosa, numa nota de imprensa.

Já só falta a pintura dos painéis, a cargo do mestre José Oliveira, para que o novo moliceiro fique concluído, estando o bota-abaixo (colocação na água) do “Conquistador” marcado para o dia 30, pelas 15:00, na praia do Monte Branco, na Torreira.

Antecederam o “Conquistador” as embarcações “Marco Silva”, de Marco Silva, em 2015, “Um Sonho”, de José Rebelo, em 2016, “Ferreira Nunes”, de António Nunes, em 2018, e “O Presidente” da empresa Terra d’Água, já este ano.

O mais jovem barco moliceiro tradicional da Ria é propriedade de Márcio Nunes e Domingos Mole, da Murtosa, e foi construído na Torreira pelo mestre Marco Silva que, a par da profissão de pescador da Arte Xávega (tipo de pesca de arrasto costeira tradicional), se tem dedicado à construção de embarcações tradicionais.

“O nascimento do ‘Conquistador’ constitui um motivo de regozijo, na medida em que representa mais um passo na preservação do barco moliceiro, com todas as suas características originais e tradicionais, afirmando, cada vez mais, a Murtosa enquanto território que é, simultaneamente, o Coração da Ria e a Pátria do Moliceiro”, refere a nota de imprensa da Câmara.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.