Coimbra como destino de excelência na área da gastronomia

Spread the love

Um pormenor “delicioso”: há alguns anos, o escritor holandês Gerrit Komrij, falecido em 2012, contava a José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, como tinha escolhido a aldeia que escolheu para viver nos anos 80.
“Disse-me que tinha sido durante um almoço, numa casa, em Vila Pouca da Beira. Aquele momento correu tão bem, que decidiu ir morar para aquela aldeia”, contou o autarca.
A gastronomia tem, quase sempre, esse lado “agregador”. Foi, precisamente, ela que uniu as três entidades da cidade que promovem o ensino e formação em áreas ligadas à gastronomia (universidade, instituto politécnico e Escola de Hotelaria e Turismo) que, juntas, promovem o encontro “Gastronomia em Coimbra – Cultura, Território s& Sustentabilidade”. A iniciativa começou ontem e culmina a 2 de maio.
Paulo Vaz, representante da Turismo de Portugal, enalteceu a “capacidade das instituições, em diferentes níveis de formação e de ensino, de abdicarem do limite do seu status” e de avançarem para a realização do encontro. “Podemos fazer de forma diferente e ir mais além do que aquilo que se está à espera”, afirmou.

(texto completo na edição impressa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.