Rui Nuno Castro é o novo CIO do Grupo Somitel

Spread the love

FOTO DR

Rui Nuno Castro acaba de assumir a liderança da área de inovação tecnológica do Grupo Somitel, um dos principais parceiros da Altice na área das telecomunicações. Segundo nota de imprensa enviada ao DIÁRIO AS BEIRAS, o novo chief innovation officer (CIO) do grupo, como explica o presidente do conselho de administração, José Manuel Marques, “será fundamental para o Grupo Somitel afirmar um posicionamento forte na inovação e na capacidade de permanente renovação e criação de novos produtos e serviços inovadores e de base tecnológica”.

Especialista em marketing e inovação pela Católica Lisbon School of Business and Economics, Rui Nuno Castro fundou e preside à alphaCoimbra, associação dedicada à dinamização do ecossistema de empreendedorismo e inovação na região de Coimbra, e já tinha assumido anteriormente a responsabilidade da direção de marketing e comunicação deste grupo entre 2007 e 2014. Com um percurso pontuado pela colaboração com multinacionais e grandes empresas nacionais, como a Cision ou o Grupo Trivalor, por exemplo, foi diretor-geral da iClio e vice-presidente da Perceive3D, duas startups pertencentes ao portfólio de investimentos da Portugal Ventures.

Rui Nuno Castro tem assumido publicamente a defesa do ecossistema de inovação e do tecido empresarial de Coimbra e é responsável pelo lançamento de importantes eventos nas áreas da tecnologia e inovação na região centro, como são exemplos a JNation, que vai já para a sua segunda edição, ou a Lime Conference.

José Manuel Marques destaca esta contratação em 2019, o ano em que o Grupo Somitel assinala os seus 30 anos “com bases sólidas no presente, mas com os olhos no futuro”, o que, também para Rui Nuno Castro “simboliza de forma perfeita a aptidão natural para a inovação que existe nesta organização”. O agora CIO considera que a inovação “será a pedra basilar para o reforço do posicionamento e crescimento do grupo em áreas como as smart cities e IoT”.

Fundado em 1989, o Grupo Somitel, que hoje é um dos principais agentes e parceiros da Altice na área das telecomunicações, tem ganhado destaque neste setor, mas também na área das instalações elétricas industriais e das smart cities. Tem atualmente cinco empresas: Somitel Telecomunicações, Somitel Comercial, Somitel Energia, Gesfrota e iDo (tecnologia).

A aposta determinada na inovação tecnológica tem sido uma clara orientação estratégica do grupo na última década, de que a Gesfrota é um bom exemplo prático: uma empresa que atua no mercado de localização e gestão de frotas através de sistemas e aplicações GPS e GSM integradas e ajustadas às necessidades de cada cliente, e que trabalha com tecnologia 100% nacional, sendo ambas as vertentes de hardware e software desenvolvidas, fabricadas e assembladas exclusivamente em Portugal.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.