Gliding Barnacles na Figueira da Foz é completamente diferente

Posted by
Spread the love

O Gliding Barnacles não é um festival de música, uma prova de surf ou um evento de artes ao vivo. É tudo junto, contando, ainda, com a peculiaridade de ser tudo grátis, incluindo as refeições.

A quinta edição, que se realiza de 28 de agosto a 2 de setembro, foi apresentada, na antiga garagem Auto Peninsular, no Bairro Novo, espaço que partilha a logística com a Praia do Cabedelo. Para não levantar ondas naquela zona residencial, além daquelas que os surfistas encontram no Cabedelo, a organização convida os vizinhos da antiga oficina de automóveis a juntar-se à festa. Na apresenção do “Gliding”, marcaram presença alguns deles e nenhum se queixou do ruído, mostrando-se imbuídos do espírito do certame.

Os artistas e surfistas, tendo em comum a modalidade e as artes, chegam dos antípodas (Austrália e Nova Zelândia), Japão, Estados Unidos, Itália e outros países do globo. Os figueirenses também não são indiferentes ao Gliding Barnacles. E alguns dos céticos locais, aos poucos, vão-se rendendo à originalidade do evento, que, este ano, colmatou a pecha da gastronomia, ao contar com a participação do chef Diogo Rocha.

Na praia e na cidade O presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, fez a apologia do evento e das suas invulgares caraterísticas. “Temos, aqui, um espaço e um ambiente de convívio que estende a cidade à praia [e vice-versa]”, realçou. Nesta edição, a autarquia juntou-se à organização do “Gliding”, deixando de ser, apenas, um parceiro que o apoiava.

O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, por seu lado, realçou que o Gliding Barnacles “é uma coisa completamente fora da caixa”. Não obstante ser uma coisa completamente diferente, ou talvez por isso mesmo, o singular festival vem conquistando novos públicos, todos os anos.

As honras da casa, isto é, da antiga garagem, estiveram a cargo de Eurico Gonçalves, da organização. O anfitrião, proporcionando aos convidados o ambiente informal que carateriza o festival, defendeu, num dos vídeos que foram projetados, que o Gliding Barnacles “é uma ideia de algo especial”. Entretanto, a ideia transformou-se em conceito e este num sucesso, à escala mundial, para uma vasta minoria que não para de crescer.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.