República Universitária de Coimbra dos “Kágados” assinala 85 anos em Semide

Posted by
Spread the love

A República dos Kágados vai levar a cabo em Miranda do Corvo, no sábado, dia 9, um encontro de atuais e antigos membros e assim iniciar as comemorações dos 85 anos da mais antiga casa comunitária de estudantes de Coimbra.

O programa inclui almoço num restaurante da estrada nacional 17-1, na Pedreira, próximo do convento medieval de Semide, tendo suscitado a adesão de universitários residentes naquela república da Alta de Coimbra e dezenas dos que ali viveram no passado, incluindo alguns que participaram na luta contra a ditadura derrubada no 25 de Abril de 1974.

Entre os convivas, estão homens e mulheres de diferentes gerações, como o ator Adriano Carvalho e o juiz-conselheiro jubilado Custódio Pinto Montes, que integrou o Supremo Tribunal de Justiça, além de outros que, nos anos 50, 60 e 70 do século XX, participaram ativamente na luta pela democracia e pela liberdade.

A seis meses da comemoração principal (a que os estudantes de Coimbra, tradicionalmente, chamam “centenário”), na casa que alberga a República dos Kágados, fundada em 1933, este “encontro intercalar fora da carapaça” inclui música popular pelo cantor João Queirós, segundo uma nota da organização.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.