Opinião: O poder das minorias

Posted by
Spread the love

Anda tudo muito agitado pelas democracias europeias! Em Itália a dificuldade em formar governo com a concordância do Presidente Mattarella, prolongou o impasse. Só agora o Presidente validou a solução, chegando ao poder um Governo nacionalista e anti-sistema, um verdadeiro “dueto italiano” entre a Liga e o Movimento 5 Estrelas. Veremos se haverá a necessária estabilidade em Itália… Também por Espanha a revolução foi total! Após uma moção de censura promovida pelo PSOE e que levou à queda de Mariano Rajoy, tomou posse Pedro Sanchez para formar um governo socialista minoritário, penso que o mais minoritário que há memória na Espanha democrática, com o apoio de partidos com as orientações mais diversas, dos nacionalistas bascos aos independentistas catalães.
A aritmética fez-se assim: dos 350 deputados do parlamento espanhol apenas 84 eram socialistas! Mas Sanchez conseguiu 180 votos, que incluíram os representantes do Unidos Podemos ( 67 ), da Esquerda Republicana da Catalunha ( 9 ), do Partido Democrático e Europeu da Catalunha ( 8 ), do Partido Nacionalista Basco ( 5 ), o Compromís, nacionalistas valencianos ( 4 ), o EH Bildu, separatista basco ( 2 ), e a Nueva Canarias ( 1 ). Pedro Sánchez vai agora formar um Governo minoritário contando com o apoio parlamentar destas 7 forças políticas.
Estaremos a assistir ao surgimento de novas capacidade de diálogo que viabilizam novas maiorias? Ou é apenas o poder das minorias?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.