O roteiro de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa no Dia de Portugal

Posted by
Spread the love

As comemorações do Dia de Portugal, que se iniciaram ontem, continuam neste domingo em Ponta Delgada, nos Açores, estendendo-se a Boston e Providence, nos Estados Unidos da América, ao final do dia.

As celebrações de hoje começaram no Campo de São Francisco, em Ponta Delgada, com a habitual Cerimónia Militar Comemorativa, que conta com a participação de mais de mil militares dos três ramos das Forças Armadas, e durante a qual discursa o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República e o primeiro-ministro, António Costa, partem depois para os Estados Unidos.

Ao final da tarde, decorre a cerimónia do içar da bandeira nacional na Praça Municipal (‘City Hall’) de Boston, onde terão lugar várias iniciativas promovidas por associações da comunidade portuguesa e lusodescendente do Estado norte-americano de Massachusetts, designadamente o ‘Boston Portuguese Festival’.

As cerimónias terminam com um espetáculo de luzes e fogo no rio da baixa de Providence (Rhode Island), organizado pela comunidade portuguesa.

O estado nde Massachusetts acolhe perto de 400 mil portugueses e lusodescendentes; já em Rhode Island, o estado norte-americano mais pequeno, a comunidade portuguesa representa 11% da população (um milhão de pessoas). A maioria são oriundos dos Açores.

Na segunda-feira, as comemorações do Dia de Portugal continuam com uma sessão solene na ‘State House’ de Massachusetts, seguindo-se uma receção no navio-escola Sagres, que estará atracado no porto de Boston.

Antes do regresso a Lisboa, o chefe de Estado visitará o Museu da Baleia de New Bedford.

Já o primeiro-ministro viaja para a Califórnia, numa deslocação de caráter sobretudo económico, em que visitará várias cidades dos Estados Unidos, até 16 de junho.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.