Jardim Botânico da UC abre ao público estufas renovadas

Spread the love

As estufas tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (UC) voltam a estar abertas aos olhares curiosos de todos a partir desta terça-feira, 20 de março, dia em que serão inauguradas depois de uma profunda intervenção iniciada em 2013.

A cerimónia de inauguração, integrada no programa da XX Semana Cultural da UC, irá ter lugar às 16H15, com a presença do reitor, João Gabriel Silva.

A intervenção na estrutura construída no século XIX e que é um dos primeiros exemplos da arquitetura do ferro em Portugal, aconteceu a partir de um projeto do arquiteto João Mendes Ribeiro, que, em 2017, lhe valeu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

“A intenção foi a de pegar nesta estrutura – com as suas particularidades e importância histórica no contexto do Jardim Botânico – e criar a adequação técnica para a sua função de estufa, mas também garantir condições de visita com outra segurança e a partir de percursos que não estavam claros”, disse, na altura, ao DIÁRIO AS BEIRAS, João Mendes Ribeiro, numa visita a mais uma obra a que acrescentou contemporaneidade e onde levou soluções enquadradas por uma forte preocupação ambiental. O que poderá agora ser aferido por todos.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.