Plantas adotadas pelos estudantes da UC entregues ao ICNF para reflorestar espaços verdes da região

FOTO DR

Mais um grupo das plantas adotadas pelos estudantes da Universidade de Coimbra (UC), no início dos anos letivos 2017/18 e 2018/19 – ao abrigo do programa UC.Plantas, promovido pelo Jardim Botânico – vai encontrar uma nova casa. Cerca de 1000 exemplares (carrasco, carvalho negral e pinheiro manso) vão ser entregues ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para serem plantados em espaços verdes da região.

Esta iniciativa surge depois de ter sido promovida em fevereiro, pela UC, uma primeira ação de reflorestação: então, 500 pequenas árvores foram usadas para replantar a quinta do Palácio de São Marcos (um espaço verde a cargo da Universidade de Coimbra), após os estragos provocados por um incêndio florestal (2017) pela passagem da tempestade Leslie (2018).

O projeto UC.Plantas foi lançado início de 2017/18. Como parte das atividades de receção dos novos estudantes, os alunos foram convidados a adotar e cuidar, durante o ano letivo, de uma planta da flora nativa do territorial nacional (carrasco, carvalho negral, medronheiro, pilriteiro, pinheiro manso, sobreiro, tramazeira e zêlha) sob supervisão do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC). A iniciativa de promoção da biodiversidade repetiu-se no arranque de 2018/19. Até ao momento foram mais de 800 os alunos que que aceitaram o desafio, fortalecendo os laços com o JBUC, que vão contactando para esclarecer todas as dúvidas sobre a melhor forma de cuidar das espécies a seu cargo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.