Opinião: 28 pecados mortais

Posted by
Spread the love

Diogo Cabrita

As características que tornam difícil o relacionamento entre pessoas foram primeiro definidas nos pecados mortais. Pensemos no nosso local de trabalho e analisemos o que nos faz desgostar de alguém. O que torna pequenas as paredes da esquadra, o que nos irrita naquele colega da urgência?, que me faz não gostar logo daquele cidadão? Este desafio complexo permite construir uma quantidade de palavras que significam má relação, que provocam instabilidade e desarrumam o colectivo social. Funciona como uma lista de doenças, do espaço entre as pessoas, que conduz a uma série de picardias e irritações. Tenho vindo a procurar mais e percebo que a tarefa não era tão complexa como inicialmente a antevi.
Primeiro ultrapassar os sete mais um da história e do cinema foi um obstáculo, mas agora vejo muitos mais. Actualmente custa-me codificar numa palavra algumas da características mas já percebo exactamente o que quero representar.
A “matilha”, o grupo ou a predilecção de alguns pela acção colectiva, pela pertença ao grupo ou ao gang, não tem uma linguística perfeita mas apouca a cidadania. Inclua-se aqui a subjugação da moda. A interiorização da “fronteira”, a incapacidade de não invadir o espaço alheio que encontramos no toque, na abusiva presença, na falta de linhas que digam, “a partir daqui não” (inibição de contacto).
Era mais fácil se o outro tivesse um semáforo na testa. Mas são verdadeiras asperezas à relação a preguiça, a melancolia (a tristeza), o ciúme, o dogmatismo (fanatismo), o medo, a apatia (ou desinteresse), a vergonha, a timidez, a ira, a luxúria, a vingança, a sujidade (a falta de higiene), o mutismo, o vício (qualquer um deles por si só, ou todos), a vozearia, o desprezo, a mentira, a vaidade, a idolatria, a gula, a avareza, a inconsciência (ou irresponsabilidade), a infantilidade, o egoísmo, a incoerência, o ser esquivo. Por tudo isto a relação de pessoas em espaços confinados vira fervura. E agora temos 28 “pecados mortais”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.