Opinião: Programa actual de visitas à UC. Uma visão analítica

Posted by
Spread the love

Hélder Rodrigues

1. Programa actual de visitas à Universidade de Coimbra

Quem chega à portaria da Biblioteca Geral para visitar a UC, logo depara com um cartaz que indica fundamentalmente 3 Programas de visitas; 1 ) Paço das Escolas + Colégio de Jesus 2 ) Paço das Escolas; 3 ) Colégio de Jesus + Museu da Ciência.
Tendo em conta a importância do Turismo hoje em dia (espécie de “galinha de ovos de oiro” com a capacidade de alavancar o desenvolvimento de uma cidade ou Região, como está acontecer por todo o Mundo e por exemplo, ultimamente, em Portugal, em Lisboa e Porto). Tendo em conta o papel chave que a UC representa, e deve assumir, na cidade e na Região em que se insere. Tendo em conta a enorme riqueza da UC em termos de História, conhecimentos e saberes que tem para dar e transmitir à sociedade. Tendo em conta a necessidade urgente que a UC tem de obter receitas que lhe permitam desenvolver as suas tarefas fundamentais de ensino, investigação e apoio ao desenvolvimento regional.

Há que rentabilizar ao máximo este enorme fluxo de turistas que chegam a Coimbra para visitar a Universidade (que hoje são 500.000/ano, mas amanhã poderão ser o dobro em número ) transformá-los em clientes geradores de receitas (e não em simples visitantes de algumas horas), com benefício para todos! Uma tarefa ingrata e difícil, mas possível se estivermos todos unidos nesses tão desejados objectivos!

O programa de visitas, que aqui nos traz hoje, é uma peça essencial neste puzzle complexo (porque recente e em crescimento) que é turismo da UC nos dias de hoje! Porque constitui o primeiro impacto que as operadoras turísticas recebem nos seus gabinetes ou feiras de turismo (onde estabelecem contactos e negoceiam acordos) e, por outro lado, o turista individual recebe quando aqui chega.

2. A razão e os fundamentos destes comentários e sugestões

Com a clareza e espírito construtivo que colocamos sempre nas nossas crónicas de opinião, sabendo que à UC devemos muito daquilo que somos, temos muito gosto (embora evitando ferir susceptibilidades, principalmente de pessoas que muito respeitamos) a emitir alguns comentários e sugestões, que abram caminho para aquilo que todos nós, gostaríamos de ver na nossa UC; ocupar o lugar de topo que bem merece no turismo nacional e internacional a nível cultural.

São sugestões que vindas de fora da UC, procuram encarnar o lado do turista que visita a UC que normalmente pouco conhece dela, mas ao mesmo tempo escritas por alguém que conhece razoavelmente bem a sua Universidade e quer o melhor para ela.
São comentários e sugestões que não pretendem ser inquestionáveis, bem pelo contrario! Têm por objectivo lançar a analise descomprometida, o debate e a critica construtiva, facilitadora da procura de sugestões exequíveis, eficazes e melhores!

Foi essa a postura que Coimbra sempre nos ensinou. Uma UC livre, moderna e aberta e em dialogo interactivo com a Sociedade.

3. Comentários e sugestões sobre aspectos que saltam à vista

Dada a limitação de espaço jornalístico , deixarei para a próxima crónica a abordagem a alguns aspectos que saltam à vista no programa actual de visitas: 1 ) As visitas genéricas e as visitas especificas 2 ) Os horários e a estratégia de preços 3 ) O alargamento das visitas a outros espaços emblemáticos da UC 4 ) As visitas à UC e a sua interligação à cidade e à Região

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.